.

segunda-feira, 17 de março de 2008

A PÁSCOA VIROU APENAS A FESTA DOS OVOS?

Todo mundo sabe que a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas. E, só para contrariar, a coisa que o Vaticano soube explorar como ninguém foi a figura de Jesus como garoto propaganda – nem a Coca-Cola pensou nisso, uma joga de marketing genial. Na verdade, não há uma pessoa viva que saiba se o Jesus histórico (aquele lá de olhos azuis) tinha barba, se ele era mesmo o filho de Deus, se nasceu de uma virgem ou se namorou a Madalena, mas, como diria Anna Carvalho, “diante dessa crítica constante de Deus eu me alimentei durante a minha vida inteira de uma busca desse ser inteligível que quer o mundo perfeito, mesmo dando ao mundo sua imperfeição”.
Se realmente há verdades espirituais ou éticas a ser descobertas, e tenho absoluta certeza de que há, elas vão transcender os acidentes culturais, as ignorâncias, o pedantismo, a hipocrisia e as localizações geográficas. Muitos desses costumes ligados ao período pascal originaram-se dos festivais pagãos da primavera (festival pagão = festa da carne – imagina a situação!). Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica, que é uma das mais importantes festas do calendário judaico e celebrada por oito dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade - um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida, tinha que ser uma manifestação de fé que resiste à descrença. Mas o homem moderno, esse mesmo homem desbravador que caminhou em gravidade zero na Lua com bandeiras, hoje, caído por terra rendido por um grito sazonal de “mãos ao alto”, vai se arrastando nessa mania prepotente de desagradar a Deus, de debochar de Deus e de ignorar a Deus.
Tive esta mesma impressão na época da tragédia do World Trade Center (2001), quando vidas foram jogadas janelas a baixo, como quando vi num arquivo de uma TV o incêndio do edifício Joelma, e são nessas ocasiões vejo e sinto as minúncias com que Deus se apropria do acaso que é a vida humana. O que dizer da dor das mães de jovens negros e periféricos assassinados pela polícia em Salvador ou no Rio de Janeiro, da dor de pais de família sem emprego, da dor de fome de milhões (que os governos fingem não enxergar) e, diante disso, tenho medo de Deus e de tudo o que ele represa diante da sua onipotência e do seu trânsito como Pai ou como Deus. Mas concordo inteiramente com o escritor Sam Harris, um dos ateus mais barulhentos dos EUA, que diz que só com o fim da fé se poderá erguer uma civilização verdadeiramente global (*leia o livro “Carta a uma Nação Cristã” de Harris).
Porém, graças ao modelo econômico capitalista que está sendo uma das barreiras que impede a consciência do homem, os valores de fé estão intrinsecamente deteriorados, em vez de unir, divide e pune assustadoramente. O capitalismo é um sistema econômico voltado para a produção, lucro e acumulação de riquezas, e é o oposto da fé pregada pelas religiões (mesmo que algumas igrejas tenham virado empresas lucrativas) que tem interditado todos os diálogos – veja esses novos pecados (absurdos) capitais ditados pelo Vaticano. Mas esta hipótese não pode ser validada porque hoje homens escolhem meninos como se estivessem na berlinda de um carro de compras verde ou azul metálico, e o Brasil, país em que números bélicos se fazem em cada dia santo (com feriado) ou nem tanto, passa a ser um país em que sorte geográfica é despistada pelo azar demográfico. E não dava para eu passar despercebido pelos óbitos de indianos que, em cerimônia não cremada de seus mortos (como deduzem a sua religiosidade ou iniciação) se debatiam em sinal de flagelo ou de rito de passagem. Eles tão acostumados ao mundo paralelo entre pobreza e imaterialidade e, nós, apenas pedintes de um pouco de atenção.
Ao contrário da ciência que é motivada pela dúvida e pela razão, o motor da fé são a crença e o espírito. Se houvesse boas razões para crer que Jesus realmente nasceu de uma virgem ou que voltará à Terra para punir os pecadores, tais proposições fariam parte da nossa visão racional. Mas, como não há razões para acreditar nisso, quem o faz está em franco conflito com a ciência. Seria bem melhor se não houvessem mentiras, pois a religião é constituída de degraus gigantescos de venenosas mentiras. Não me refiro aos eternos espetáculos de hipocrisia, como quando um padre ou um pastor evangélico é flagrado com um garotinho fazendo fuck-fuck, refiro-me à falência sistemática da maioria dos crentes (e não venham me dizer que aquilo que a Igreja Universal faz é uma coisa boa!). Eu ficaria muito feliz se um livro meu levasse os leitores a se perguntar por que, em pleno século XXI, ainda aplaudimos pessoas que fingem saber o que elas manifestadamente não sabem e nem podem saber. Portanto, a Páscoa que deveria ser uma comemoração virou mais uma jogada do comércio com o propósito de encher os carrinhos dos supermercados de ovinhos coloridos. Mundo torto, homem morto!

imagens: Roberto Recker/Passion of Christ.

23 Comentários:

  • Elenilson, esse não decidi não comprar ovos de Páscoa! E vcs indignados me perguntam:
    Enlouqueceu? Surtou? Logo VC que AMA chocolate!
    Ok, ok. Eu explico-lhes!
    Acontece que no começo da semana fui ao supermercado comprar algumas coisas de necessidade básica que precisava aqui pra casa e, como chocolate TBM é uma necessidade (pelo menos para mim) entrei na sessão do mesmo como sempre faço religiosamente... Foi quando ao olhar os preços, quase caí dura no meio do corredor. Senti-me totalmente violentada e ridicularizada financeiramente, quando vi aqueles números petulantes e ousados nos ovos páscoa. Só faltaram coelhos à mão armada pra completar a palhaçada....
    Sinceramente? Acho muito dinheiro pra pouco(quíssimo) chocolate (levem em consideração o meu vício).
    Oras, ovos de páscoa são ocos por dentro.
    É certo que acompanham alguns bombons, mas pelo preço ainda é pouco... BEM pouco! E quando muito, pra agradar ao gosto infantil o ovo (oco) vem com uma "surpresa" (idiota por sinal) enorme, pra caber o suficiente dentro do ovo (ainda oco) e assim substituir a miséria de bombons que eles colocam (eu estudei marketing meus queridos).
    Acontece que surpresinhas idiotas não satisfaz a minha vontade e bombom por bombom eu compro uma caixa de especialidades da Nestlé mesmo.

    Por Blogger Nazaré, às 17 de março de 2008 14:34  

  • CONTINUAÇÃO... 1

    Penso nos pais de família que trabalham como loucos e ainda tem o dinheiro contado pra pagar as contas do mês, e então, naturalmente quando chega a época da páscoa os filhos com a barriga cheia de lombrigas de tanta vontade por chocolates, imploram pelo maldito coelhinho da páscoa....
    Pra depois esses coitadinhos ganharem (quando ganham), um ovinho tão sem graça que o tamanho não dá nem pra tapar o buraco do dente.
    E ontem olhando o meu estoque vitalício de doces percebi que - graças a Deus - estou bem abastecida pelo menos para os próximos dias, visto que, ontem a minha querida mãe trouxe pra mim um pote de Nutella... Tbm ganhei da minha avó uma mega caixa de bombons – presente de aniversário, aonde ainda restam milagrosamente alguns deles... Abri a geladeira e pra minha grande felicidade vi que tem um Chandelle e uma barra de chocolates... (Elas piscaram para mim).
    Mas... E quem não tem? "Foda-se fica sem."
    Não! Não pode ser assim.
    Enfim... Boicotei ovos de páscoa esse ano, e se no ano que vem for a mesma roubalheira (e com certeza será, afinal, isso é Brasil), boicotarei-lhes novamente... E repito:
    Foda-se os ovos de páscoa!
    É... De vez em quando eu tenho esses surtos de revolta mesmo, mas nada pra se preocuparem all right? Decidi: Esse ano eu não comprarei ovos de páscoa!
    E vcs indignados me perguntam:
    Enlouqueceu? Surtou? Logo VC que AMA chocolate!
    Ok, ok. Eu explico-lhes!
    Acontece que no começo da semana fui ao supermercado comprar algumas coisas de necessidade básica que precisava aqui pra casa, e, como chocolate TBM é uma necessidade (pelo menos para mim) entrei na sessão do mesmo como sempre faço religiosamente...

    Por Blogger Nazaré, às 17 de março de 2008 14:35  

  • CONTINUAÇÃO... 2

    Foi quando ao olhar os preços, quase caí dura no meio do corredor. Senti-me totalmente violentada e ridicularizada financeiramente, quando vi aqueles números petulantes e ousados nos ovos páscoa. Só faltaram coelhos à mão armada pra completar a palhaçada....
    Sinceramente? Acho muito dinheiro pra pouco(quíssimo) chocolate (levem em consideração o meu vício).
    Oras, ovos de páscoa são ocos por dentro.
    É certo que acompanham alguns bombons, mas pelo preço ainda é pouco... BEM pouco! E quando muito, pra agradar ao gosto infantil o ovo (oco) vem com uma "surpresa" (idiota por sinal) enorme, pra caber o suficiente dentro do ovo (ainda oco) e assim substituir a miséria de bombons que eles colocam (eu estudei marketing meus queridos).
    Acontece que surpresinhas idiotas não satisfaz a minha vontade e bombom por bombom eu compro uma caixa de especialidades da Nestlé mesmo.

    Por Blogger Nazaré, às 17 de março de 2008 14:35  

  • CONTINUAÇÃO... 3

    Penso nos pais de família que trabalham como loucos e ainda tem o dinheiro contado pra pagar as contas do mês, e então, naturalmente quando chega a época da páscoa os filhos com a barriga cheia de lombrigas de tanta vontade por chocolates, imploram pelo maldito coelhinho da páscoa....
    Pra depois esses coitadinhos ganharem (quando ganham), um ovinho tão sem graça que o tamanho não dá nem pra tapar o buraco do dente.
    E ontem olhando o meu estoque vitalício de doces percebi que - graças a Deus - estou bem abastecida pelo menos para os próximos dias, visto que, ontem a minha querida mãe trouxe pra mim um pote de Nutella... Tbm ganhei da minha avó uma mega caixa de bombons – presente de aniversário, aonde ainda restam milagrosamente alguns deles... Abri a geladeira e pra minha grande felicidade vi que tem um Chandelle e uma barra de chocolates... (Elas piscaram para mim).
    Mas... E quem não tem? "Foda-se fica sem."
    Não! Não pode ser assim.
    Enfim... Boicotei ovos de páscoa esse ano, e se no ano que vem for a mesma roubalheira (e com certeza será, afinal, isso é Brasil), boicotarei-lhes novamente... E repito:
    Foda-se os ovos de páscoa!
    É... De vez em quando eu tenho esses surtos de revolta mesmo, mas nada pra se preocuparem all right?

    Por Blogger Nazaré, às 17 de março de 2008 14:36  

  • A páscoa celebra-se
    a ressureição
    de Jesus ! (os cristãos)
    O comércio
    celebra as vendas
    de ovos de páscoa
    e de chocolates ! ! !
    e depois disso - celebramos
    + espinhas no rosto !
    (risos)

    Bjs.

    Por Blogger Carvalho, às 17 de março de 2008 14:38  

  • Adorei esse texto e as fotos. Só não concordo com relação ao que você disse sobre a descaracterização da Igreja Católica. sou católica e acho que a Igreja tem atingido o coração dos jovens, tanto que esses novos pecados capitais é a comprovação da modernidade da igreja.

    Por Blogger Claúdia, às 17 de março de 2008 14:43  

  • O meu ateísmo deve-se a minha fé, porque não acredito nos Deuses dessas religiões que arrebanham mutilados espirituais, cidadãos debilitados mentalmente, dando-lhes esperanças fugidias e ao mesmo tempo saqueando-lhes os bolsos e a razão. Religiões que têm como finalidades inquestionáveis, a comercialização da fé, em detrimento do sentido implícito da palavra, e que usando em alguns casos de verdadeiras seções de hipnoses, manipulam tais mentes sofredoras, guiando-lhes por estradas que não passam de labirintos mentais. Religiões que enclausuradas no passado, querem a todo custo impedir que abram-se janelas para um futuro, que poderiam propiciar uma vida alem dos muros de suas doutrinas.

    No fundo todos sabemos, que não há um Deus ou Deuses que patrocinem absurdos. O que há de fato, atualmente, são homens com dom de manipular, que conseguem captar a vulnerabilidade das mentes que sofrem, para “em nome de Deus”, conseguirem santificar suas palavras. E por conta desses teatros, vão conseguindo riquezas sob os olhos dos seus falsos Deuses. O que há, são cidadãos necessitados que são levados pelos dissabores que a vida lhes dá, forçando-lhes a provar desse que é a meu ver o verdadeiro pão que o diabo amassou. O que há, é um medo interior que o homem tem de estar só, de não ter um Deus que lhe estenda a mão no desespero, e por conta disso, por conta dessa vulnerabilidade mental, são iludidos por falsos profetas que propagam as verdades que lhe convém.

    Outros homens então, aproveitam para tirarem o seu quinhão e propagam a necessidade do consumismos, elegendo símbolos que trarão benesses, por serem santificados, ou por representarem algo relacionado a Deus.

    Verdades espirituais existem sim, como também verdades éticas, mas, tanto umas como outras, não são pregadas sob os telhados de vidro das conveniências, tão pouco nos altares que comercializam fé, e é por isso que acho que o homem pode encontrar essas verdades apenas dentro de si.

    De fato, não sou ateu, digo-me ateu, por não crer nesses Deuses que patrocinam tais engodos. Acredito sim, que há um ser que fez esse universo estelar e esse universo ser humano, tão cheio de estrelas e buracos negros.

    Me perdoem os coelhinhos, todos os seus cúmplices, e todos que acreditam nessas religiões, eu respeito a todos, apenas fiz a opção pelo sabor do chocolate, e não pelo que dizem que o ovo representa.

    Por Blogger Varley Farias Rodrigues, às 18 de março de 2008 03:33  

  • Elenilson, até hj não entendo o que os chocolates e coelhos têm a ver com a Páscoa, no real sentido cristão, mas aí estamos nós...ovos, chocolates, peixes, hipocrisia(esses 4 pecados que a igreja católica criou, são exemplos disso, o q mais virá por aí?) e indiferença ao que acontece com os que ainda têm fé, de ter pelo menos uma alimentação diária, um emprego, seus familiares não assassinados e um lugar pra se chamar de lar.

    Por Blogger Simone, às 18 de março de 2008 07:37  

  • Caro Elenilson, sobre o problema que vc me falou com o seu blog (na verdade, com alguns dos frequentadores do blog), veja o que escreveu Cony na Folha de ontem: CARLOS HEITOR CONY O nome deles é Legião RIO DE JANEIRO - No meu tempo, dizia Machado de Assis, já havia velhos, mas poucos. Parodiando o mestre, direi que, no meu tempo, já existiam chatos, mas relativamente poucos. E não eram tão espalhafatosos e onipresentes. Quando Cristo expulsou Satanás de um endemoniado, perguntou-lhe o nome. Satanás respondeu: "Meu nome é Legião". Os chatos de agora são também uma legião, a internet ampliou-os em número, freqüência e virulência. Todos os meus amigos -e até mesmo alguns que não chegam a isso- reclamam das mensagens, das sugestões e, sobretudo, das denúncias do interesse de cada um. Do prefeito que não asfaltou a rua, do emprego que alguém não obteve, do concurso que o reprovou. O e-mail, que deu oportunidade à comunicação de forma surpreendente, se, de um lado, está servindo na busca e na troca de informações para aproximar pessoas, de outro, está produzindo chatos em massa, em escala industrial. Desocupados, embriões de gênios que desejariam ser comentaristas de política, de esportes, de economia e de cultura, ditando regras disso ou daquilo, encontraram afinal a tribuna, o miniespaço que buscavam e não conseguiam. Entram na internet com tempo e garra suficientes para tentar criar um mundo à sua imagem e semelhança, mundo que felizmente não existe, a não ser na cabeça desses novos Petrônios informatizados. E, ao contrário de Deus, que quando criou todas as coisas, o céu e a Terra, o Sol e as estrelas, descansou no sétimo dia, o chato eletrônico não descansa, trabalha em tempo integral, todos os dias, sábados, domingos e feriados, não tira férias, não adoece. E como ninguém toma as providências que ele reclama, o chato adota um moralismo pedestre, primário, tentando mudar o mundo que insiste em rejeitá-lo. Abraços

    Por Blogger Bruno, às 18 de março de 2008 09:30  

  • O mal contamina a pele...
    O mal contamina o corpo...
    O mal contamina a alma...
    O mal contamina tudo...
    O mal contamina o mundo.

    Por Blogger Bruno, às 18 de março de 2008 09:42  

  • Legal que muitos de nós fiquemos felizes com a Semana Santa, com a Páscoa, momentos de nos confraternizar, nos alegrar, de dar e receber ovos de Páscoa... Mas porquê isto? Bem! Para quem ao menos gosta da História e da essência dos fatos e atos ocorridos, vale continuar a leitura.

    Já há alguns milênios (3,5) os Judeus já comemoravam a Páscoa. Mas como? Jesus Cristo não havia nem mesmo nascido! É verdade! No início, as comemorações da Páscoa já eram nesta época do ano: Março, Abril (primavera no hemisfério norte) eram para comemorar as colheitas. Era, portanto, a festa das colheitas. A alegria de festejar e “bebemorar” com o sucesso de um período trabalhado e seus frutos (na verdade a festa da colheita era 50 dias após a páscoa).

    Muito bem! Mas os nossos Pais religiosos, os Judeus, foram escravizados no Egito (Império naquela época). Ficaram como escravos muitos anos... Até que, com ajuda de Deus, conseguiram sair da escravidão e voltar à terra prometida e foi o que ocorreu por coincidência ou projeto Divino também nesta mesma época da Páscoa e, assim, então, a comemoração dos Judeus passou a ser a da Passagem, do Êxodo, da libertação da terra do Egito.

    E agora onde está a Páscoa Cristã? A nossa Páscoa, que é, sem dúvida, a maior Festa e a maior comemoração de todas as festas cristãs, está exatamente neste mesmo período do ano, pois mais uma vez por coincidência ou não ocorre também nesta época.

    Por Blogger igor, às 18 de março de 2008 13:36  

  • *** continuação aqui ***

    O Verbo que era a palavra se fez carne e veio habitar entre nós e após um período aqui na terra nos mostrou que nós também somos eternos, pois o que vivemos é uma Páscoa, ou seja, em Hebreu Páscoa quer dizer PASSAGEM assim sendo, Jesus o Cristo, nos mostrou que aqui é apenas um local de passagem e acima de tudo de aprendizagem. Portanto o mais importante não é o que construímos materialmente, mas, sim, o que construímos espiritualmente. Jesus, após ser crucificado e morto (na época da festa da Páscoa judaica, pois ele havia ido até Jerusalém para as comemorações - ele também era Judeu), ele ressuscita no 3º dia e aparece aos seus discípulos algumas vezes.

    Portanto nós, os Cristãos, comemoramos esta época do ano como a maior de todas as festas, assim, ela é mais importante que o próprio Natal (Nascimento de Jesus). Apesar de o Calendário Gregoriano contar os anos do nascimento de Cristo, na verdade nós estamos há uns 1970 anos de comemorações de Páscoas Cristãs.

    Por Blogger igor, às 18 de março de 2008 13:37  

  • *** continuação aqui ***

    E para quê os Ovos, os coelhos...? O raciocínio é sempre lógico como também muitas vezes é a Fé! Como foi aprendido que a verdadeira Vida é após esta Páscoa (Passagem) assim sendo temos que comemorar a Vida e o que é melhor para simbolizar a vida do que o ovo! E o coelho, é lógico. Como o bichinho procria, não é mesmo? Bem, devemos lembrar também que os fatos e símbolos foram incididos em um outro mundo - o chamado mundo velho (berço da humanidade) - e com suas culturas, portanto também é interessante relembrar que tudo em História se deve contemporizar.

    A passagem por esta terra, por este planeta, é o que temos consciência neste momento, quanto ao futuro temos a esperança. Páscoa, portanto, é a passagem, mas não a passagem desta vida para outra, mas de toda a passagem por esta vida, com todos os seus anos de conhecimentos, aprendizagens, vivências e experiências. Portanto, a Páscoa é, em suma, a comemoração da VIDA!

    Feliz páscoa para você.

    Por Blogger igor, às 18 de março de 2008 13:37  

  • Em boa parte do comércio, a páscoa chegou...
    Andando em vários supermercados de São Paulo, principalmente nas grandes redes como Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Wal-Mart, Andorinha e Bergamini, notei que em pleno carnaval, os corredores das lojas, estão com ovos de páscoa pendurados, principalmente na área dos doces.
    Essa é uma tática muito inteligente do comércio, pois induz muitos clientes à compra. Adoro a páscoa, gosto de chocolate, porém, desde pequeno só consumia ovos, no dia da páscoa, pois há toda uma simbologia. Nunca apreciei comer ovos de chocolate, sem ser na páscoa, porém, muita gente não se importa com isso e devido esse comportamento, o comércio já no fim de janeiro, lota seus corredores de ovos de chocolate, antes mesmo do carnaval.
    Geralmente os pais levam seus filhos pequenos nas compras. A criança olha tanto chocolate, faz birra e os pais se vêem obrigados a levarem pelo menos um ovo de páscoa fora da época. A Nestlé, Lacta, Neugebauer, Arcor, Pan, TopCau entre outras agradecem!

    Por Blogger Arnaldo, às 18 de março de 2008 13:39  

  • Vimos que a crença em um deus redentor é muito anterior ao judaísmo, sempre ligada à ânsia da necessidade de redenção das tremendas aflições do povo. Quanto ao Jesus Cristo, este resultou de uma série de mitos que os hebreus copiaram dos babilônicos, dos egípcios e de outros povos, visando com isto dar consistência ao judaísmo.

    Por Blogger Rodrigo, às 18 de março de 2008 13:44  

  • P/ Claúdia:

    VC é maluca ???? Parece que não leu o texto direito. Vá assistir o BigBhoter pra saber se vc ganha mais...

    Por Blogger Rodrigo, às 18 de março de 2008 13:45  

  • Papai Noel, como começou esta farsa?porque algumas religiões ainda incentiva será capitalismo ?

    Por Blogger Rodrigo, às 18 de março de 2008 13:46  

  • O ser humano gosta de se iludir ...
    Se tem gente que acredita em alma, espírito, deus, horóscopo e outras invenções, o que custa manter mais uma ?

    Por Blogger Rodrigo, às 18 de março de 2008 13:47  

  • (...)o modelo econômico capitalista foi criado para ser a barreiras que impede a consciência do homem e limitar sua fé.

    Excelentes comentários!

    Por Blogger marcelo.mienzo, às 18 de março de 2008 14:50  

  • Este comentário foi removido pelo autor.

    Por Blogger Varley Farias Rodrigues, às 18 de março de 2008 21:42  

  • Viva o coelhinho da páscoa,
    Viva o papai Noel,
    Viva todas as religiões comerciais,
    Viva a fé vendida,
    Viva o lugar comprado no paraíso,
    Viva a adoração das mentiras,
    Viva o fanatismo religioso,
    Viva os dogmas e as doutrinas castradoras,
    Viva a subjugação das mentes,
    Viva a pena de talião,
    Viva a crucificação,
    Viva a ignorância política,
    Viva a morte do pensamento,
    Viva a aceitação sem questionar,
    Viva a corrupção do homem,
    Viva tudo que está aí
    E
    Morra a chatice que é contra a todo esse estado de perfeição que está instalado.
    Morra a democrática Internet que acumula chatos.

    Agora acho que agradei..

    Eu estava muito preocupado.

    Por Blogger Varley Farias Rodrigues, às 19 de março de 2008 06:39  

  • eeeeeeei
    tow chegando em salvador sábado!!!
    me liga ou manda mensagem pro meu celular 83/88783393
    tow viajando vendendo poesia.
    olha... manda o teu n° por msg ou por orkut.xeru!

    Por Blogger Maria Eunice Boreal, às 20 de março de 2008 15:51  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    Por Blogger Gardagami, às 22 de março de 2008 10:41  

Postar um comentário

<< Home